Eu e meu grande amor

Eu e meu grande amor
um dos nossos momentos mágicos

quarta-feira, 27 de maio de 2015

O refluxo Gastroesofágico

    O refluxo gastroesofágico é retorno do conteúdo gástrico ao esôfago devido à falha na função do esfíncter (válvula) entre o estômago e o esôfago, ocorrendo o vômito (ou regurgitação). 
    Em bebês até seis meses de idade, o refluxo na maioria das vezes é normal, não ocorrendo alterações de desenvolvimento e/ou comportamento. Esse bebê é chamado de "golfador feliz".
    Já quando o refluxo é acompanhado de dor, irritabilidade, dificuldade de ganho de peso, enjôo, queimação no peito e soluços, estamos diante do quadro de Doença do refluxo gastroesofágico. 
    Sintomas respiratórios também são comuns como tosse, chiado no peito, engasgos,bronquite, brocopneumonia, apnéia, e até mesmo a parada respiratória. Também pode ocorrer otite (inflamação do ouvido).
A doença do refluxo gastroesofágico geralmente é diagnosticada clinicamente, pelos sintomas apresentados. 
No refluxo oculto, o bebê apresentará todos os outros sintomas da doença do refluxo gastroesofágico, porém sem vômitos, o que pode retardar o diagnóstico.
As crianças com a doença do refluxo gastroesofágico têm alterações em seu desenvolvimento pois não ganham peso corretamente e podem chegar a apresentar quadros graves de desidratação devido à perda de líquido pelos vômitos.
    Se você mamãe suspeita que seu filho pode ter a doença do refluxo gastroesofágico, sugiro que converse com o pediatra e peça o encaminhamento para um gastropediatra para uma melhor avaliação. O gastropediatra irá realizar um exame clínico, avaliação do histórico da criança, e pedir os exames necessários para descartar outras possibilidades.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário