Eu e meu grande amor

Eu e meu grande amor
um dos nossos momentos mágicos

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Descobrindo o refluxo oculto

    Desde que Rodrigo nasceu, eu achava que ele chorava demais. A pediatra que fez a sala de parto falou que isso era super normal e que se não queríamos ouvir choros que não tivéssemos um bebê.  Disse que esses choros eram devido à cólicas principalmente.
    Esta mesma pediatra recomendou que meu filho ficasse na incubadora, no berçário, desde o momento que nasceu- por volta das 22 hr de sexta, até o dia seguinte cedo-por volta de 05:30h, não permitindo que meu filho mamasse o colostro e introduzindo uma fórmula infantil como primeiro alimento do meu filho. Tive um breve contato com ele no dia do nascimento.
    Na manhã que chegou ao quarto ele chegou no quarto super tranquilo, eu e meu marido achávamos que ele seria uma criança super calminha. Ledo engano. Ali mesmo na maternidade Rodrigo era aquela criança que estava o tempo todo chorando. Quando não, estava mamando. No sábado por volta de 13h, ele foi levado pela enfermeira para mamar o complemento, pois segundo a pediatra ele estaria chorando de fome, pois o colostro não seria suficiente para alimentá-lo. Acreditamos nesta "verdade" e concordamos que ele tomasse a fórmula. Rodrigo ficou sem mamar mais nada até 17:30h, quando fomos trocar a fralda e ele regurgitou boa parte do leite que havia mamado a 4 horas e meia atrás. Segundo a pediatra, tudo normal.
    Em casa muito choro e noites sem dormir, continuamos acreditando que era normal. Levamos Rodrigo à consulta com a pediatra uma semana após o nascimento, e ela recomendou que déssemos a fórmula para ele dormir a noite toda e sempre que necessário. Ora, e a amamentação exclusiva? Esse foi um dos motivos que nos motivaram a procurar outro profissional.
    Com 18 dias de vida Rodrigo ficou dois dias inteiros chorando, e todas as manobras que tentamos para aliviar as cólicas não deram certo. Liguei para o seu novo pediatra e ele disse que provavelmente se trataria do refluxo oculto- o leite materno chegava ao estômago, se misturava ao ácido clorídrico e retornava para o esôfago, ocasionando queimação e dor. Foi prescrita uma medicação para alívio dos sintomas, o que melhorou o quadro mas não solucionou o problema. Em breve descobriríamos que haveria uma causa de base para tanto refluxo: a alergia alimentar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário