Eu e meu grande amor

Eu e meu grande amor
um dos nossos momentos mágicos

terça-feira, 2 de junho de 2015

Como consegui eliminar o excesso de celulites no pós-parto

    Durante a gestação, a retenção de líquido é inevitável. Devido à compressão pélvica ocasionada pelo peso do bebê, a circulação de retorno fica prejudicada, levando ao inchaço de pernas e pés  e ao aparecimento das celulites.
    Embora no pós parto a retenção de líquido tenda a melhorar, o fato de estarmos às voltas com os cuidados com o bebê, tanto de dia quanto à noite, faz com que fiquemos muito tempo sentadas ou em pé com o bebê no colo, sem movimentar as pernas.
    Mesmo amamentando (o que é uma poderosa arma para perder o peso adquirido), quando Rodrigo estava com cerca de 3 meses, me dei conta de que estava cheia de celulites.   
    Entrei em pânico, pois apesar de ter perdido bastante peso com a amamentação, ver as minhas pernas e glúteos cheios de furinhos me deixou muito chateada. 
    Como faria sem empregada, babá ou creche para ficar com Rodrigo para poder corrigir isso? Resolvi que eu teria que me mexer, literalmente, e que o único jeito seria levá-lo junto. 
    Deixei um pouco as responsabilidades de lado e resolvi cuidar um pouquinho de mim. Isso foi maravilhoso pra nós dois.
    Passei a caminhar pelo menos três vezes por semana, e à medida que minha resistência permitia eu apertava mais o passo, até chegar a correr. 
    Claro que não dá pra correr super rápido pois senão o bebê sofre com os impactos. 
    O melhor de tudo é que o Rodrigo ama os nossos passeios, o que me dá um baita incentivo.   
    As caminhadas se tornaram diárias, e quando por algum motivo não posso ir ele fica aborrecido.
    Pra quem quiser aderir as caminhadas com o bebê, vou dar algumas dicas baseadas na minha experiência pessoal:
1- escolha um carrinho tipo triciclo, com absorção de impacto, encosto reclinável e que permita a utilização do bebê conforto acoplado;
2- os bebês mais novinhos requerem a utilização do bebê conforto  para melhor acomodação; à medida que o  bebê for crescendo você irá colocá-lo direto no carrinho;
3- coloque um apoio para a cabeça do bebê em malha para que a cabeça e o pescoço fiquem protegidos;
apoio de cabeça de bebê
 4- leve sempre dois cueiros grandes. Um para reforçar o apoio da cabeça caso o bebê durma, pois ele vai tender a cabecinha para um dos lados, e outro para o caso de ter que proteger o bebê do sol ou vento. Para prender o cueiro no carrinho você pode usar dois pregadores de roupa, um de cada lado;
5- leve uma mamadeira com água pro bebê (caso ele já esteja bebendo água) e uma garrafinha para você- a hidratação é essencial durante o exercício, ainda mais se você estiver amamentando;
6- comece a fazer pequenos trajetos para que seu bebê acostume com o carrinho. Em pouco tempo ele irá se adaptar e amar o passeio. Com o movimento, ele provavelmente dormirá e você poderá se distanciar mais de casa;
7- leve seu telefone celular para poder pedir ajuda em caso de necessidade;
8- escolha preferencialmente os horários antes das 10h e depois das 16 hr;
9- coloque roupas frescas no bebê pois o carrinho geralmente esquenta no sol;
10- se você pretender um passeio mais demorado, leve fralda e lenço umedecido;
11- utilize um mobile para carrinho para distrair seu filho;
12- em caso de necessidade use um mosqueteiro para carrinho, principalmente se for passear à tarde. O bebê fica muito vulnerável ao ataque de mosquitos;
13- você pode comprar uma capa de chuva para carrinho para os dias nublados- não recomendo andar com ela direto pois acho que ela não permite a correta ventilação. Recomendo que você a leve e a utilize apenas caso comece a chover, o que impedirá que o bebê se molhe. Também pode ser utilizada para proteção em caso de ventos fortes;
14- escolha locais tranquilos com pouco fluxo de carros e pisos menos irregulares;
15- fique atenta aos veículos. Não sendo possível andar pela calçada se posicione no canto da rua no sentido do fluxo dos carros;
16- esteja sempre atenta à movimentação de pessoas ao redor: não se desligue totalmente, pois a violência hoje em dia pode acontecer em qualquer lugar;
17- coloque roupas leves e um tênis apropriado;
18- aproveite esse momento gostoso de se cuidar e se divertir com o seu filho. Cante e converse com ele durante a caminhada, coloque música no celular e torne este momento ainda mais prazeroso.
  Consegui dessa forma eliminar o excesso das celulites, melhorar a minha autoestima e me divertir com meu filho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário