Eu e meu grande amor

Eu e meu grande amor
um dos nossos momentos mágicos

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Anvisa aprova a regulamentação da rotulagem de alergênicos em alimentos

    

    Ontem, dia 24/06/15, a Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou a regulamentação da rotulagem de alergênicos em alimentos. 
    Isso representa uma grande conquista para o público alérgico, pois além da  dificuldade em encontrar produtos que nos atendam, ainda corremos risco de nos enganar e colocar em risco a saúde de nossos filhos devido à falta de informação explícita nos rótulos. 
    Quantas vezes o meu filho (que ainda amamento) passou mal devido algum produto que eu consumi e passei para ele pelo leite... fui descobrir, chocada, que quase tudo tem traços de leite e soja, e meu filho reage fortemente aos traços. 
    Uma simples polpa de tomate, onde no rótulo tem escrito ingredientes: polpa de tomate e tomate. Inocente, não? Resolvi utilizar em minha comida, afinal a informação do rótulo deixa claro o que contém ali. Porém, 24 horas depois: meu filho irritado, soluços, assadura...Liguei para o SAC e pronto: ali tem traços de leite e soja.
     Representantes da indústria questionaram o prazo para adequação por entenderem que doze meses não seriam suficientes para o setor e que o custo para adequação nesse período seria muito alto.
     Esse argumento foi questionado por representantes do Põe no Rótulo, pela nutricionista Renata Pinotti e pelos próprios Diretores da Anvisa, que reconheceram que o custo para a saúde pública não justificaria adiar a entrada em vigor.
     Com isso, o texto aprovado prevê doze meses, a partir da publicação no Diário Oficial, para adequação. 
    Para quem quiser mais informações, vale dar uma lida em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário