Eu e meu grande amor

Eu e meu grande amor
um dos nossos momentos mágicos

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Dicas para eliminar os agrotóxicos

    Os agrotóxicos são substâncias utilizadas para evitar o ataque de pragas aos alimentos. Sua utilização indiscriminada faz com que resíduos permaneçam nos alimento, podendo ocasionar danos à nossa saúde.
    Como mãe, me preocupo ainda mais com esse abuso na utilização de agrotóxicos, pois não quero que o meu filho tenha contato e absorva substâncias tóxicas e cancerígenas.
    O único jeito de garantir isso seria o consumo exclusivo de alimentos orgânicos, porém, fica muito caro manter uma alimentação só com orgânicos. Além do que, o Rodrigo só pode comer rã como fonte de proteína, e isso já encarece bastante a sua alimentação.
    Pensando numa maneira de diminuir a exposição do meu filho aos temidos agrotóxicos, fui atrás de dicas que possam ser eficazes.
    Existe muita discussão acerca do uso de determinadas substâncias como bicarbonato e iodo com a finalidade de eliminar os agrotóxicos, mas não existe comprovação científica.
    Dentre todas as dicas que encontrei, acho que as mais confiáveis são:
- guardar os alimentos na geladeira por pelo menos 2 horas antes de higienizá-los. Isso evitará o fenômeno chamado uptake (ao mergulhar o alimento na mesma temperatura que a água, o agrotóxico presente na superfície tende a ser absorvido.).
-retire as folhas externas das verduras, pois geralmente é onde os agrotóxicos estarão concentrados;
-a seguir, lave-as em água corrente;
-coloque-as de molho na água sanitária por 30 minutos na proporção de uma colher de sopa para um litro de água ou utilize produtos preparados para esta finalidade;
-enxágue.

No caso dos alimentos com casca, devemos esfregar com bucha ou escovinha e detergente neutro. Isso vai remover boa parte dos agrotóxicos da superfície e evitará a contaminação do alimento pela faca ou descascador. Só após devemos descascar.
     No caso do tomate, que recebe agrotóxicos sistêmicos, ou seja, que penetram em sua polpa, o melhor é consumi-lo maduro para dar tempo do excesso do veneno sair. Além disso recomendo a lavagem, o molho e o descasque.
    No caso da banana, sua casca grossa protege a fruta.
    No caso da batata, boa parte do veneno penetra na polpa.   
    Só podemos eliminar o veneno depositado na casca.
    Em relação à cebola, além de retirar a casca, deve-se retirar uma ou duas camadas.
    O morango e o pimentão,são campeões da concentração de agrotóxicos. A casca rugosa do morango predispõe ao acúmulo de veneno, e mesmo com a lavagem é muito difícil retirá-lo. Quanto mais tempo o alimento leva para amadurecer, mais pulverizações ele receberá.
    Achei muita informação sobre a possível ação do bicarbonato, porém não achei nenhuma comprovação científica. Colocar o alimento de molho no bicarbonato na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, enxaguar e depois proceder à higienização com água sanitária. Isso seria eficaz para eliminar 80 a 90% dos agrotóxicos da superfície do alimento.
    Aqui em casa eu passei a adotar esses procedimentos, inclusive o procedimento com o bicarbonato nas folhas, lembrando de sempre enxaguar para retirá-lo pois não deve ser ingerido. 
    Espero dessa forma estar colaborando para a saúde do meu filho e da minha família.
    Uma dica legal que um senhor me deu em um dia que eu estava no hortifrut escolhendo verduras foi  escolher as verduras que estejam com alguns furinhos. Isso significa que o bichinho foi capaz de ingerir a folha, e provavelmente esta verdura contém menos agrotróxicos que outra com a folha lisinha. Faz todo o sentido, não? E viva a cultura popular!!
    Torço para que os alimentos orgânicos se tornem mais acessíveis a todos ou que ao menos a fiscalização em relação aos tipos, quantidades e período de carência do agrotóxico ocorra e nos dê a segurança de consumir o alimento nosso de cada dia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário